A CRIAÇÃO DO CENTRO foi uma iniciativa de professores-pesquisadores e técnicos guiada por dois princípios norteadores e uma referência histórica.
Quanto aos dois princípios temos os seguintes: (a) articulação interna de conhecimentos, atividades socioeducativas e de pesquisa focadas no bambu; e, (b) articulação externa com a sociedade para a difusão de conhecimentos atinentes a produtos, sistemas e componentes construtivos de baixo impacto ambiental. E, no tocante à história, há os dez anos (1996-2006) de experimentações do Projeto Cantoar. Esse grupo se formou na FAU/UnB por iniciativa de alunos (as) e professor. Iniciou na UnB a fase pioneira do trabalho com bambu, madeira e fibras naturais. Buscou, sobretudo, novos enlaces de aprendizagem universitária com os ofícios instalados na Prefeitura do Campus (PRC/UnB) e, também, com os saberes tradicionais das etnias indígenas, populações tradicionais brasileiras, entre outras.
A MISSÃO DO CENTRO é a promoção de P&D, projetos, assistência técnica e difusão cultural tendo em vista: (a) às politicas públicas; (b) à preservação da memória e identidade socioambiental e cultural daqueles povos que historicamente empregam fibras naturais na confecção de seus objetos e hábitat; e, (c) à difusão de conhecimento e práticas sustentáveis aliadas à conservação da biodiversidade.
O MODUS OPERANDI DO CENTRO se caracteriza pela transversalidade de seus programas de pesquisa e aplicação com atividades de divulgação e capacitação de pessoas levando-se em conta o talento e a criatividade pessoal bem como as peculiaridades socioculturais dos participantes desses programas.
O CENTRO É UM ÓRGÃO COMPLEMENTAR DA UnB, institucionalizado como unidade interdisciplinar da UnB em 2007 pelo Conselho Universitário (Consuni/UnB); possui Conselho Deliberativo e Grupo de Pesquisa cadastrado no diretório do CNPq/MCTI; seu gerenciamento é em regime colegiado e por gestão de projetos; e, dispõe de infraestrutura física para o desenvolvimento de atividades educativas, pesquisa e aplicação bem como de execução de protótipos.
As INSTALAÇÕES PREDIAIS DO CENTRO estão localizadas na gleba da UnB, Granja do Torto, Brasília DF, onde se encontra a Oficina de Bambu e Madeira do Laboratório de Protótipo e, no Setor Comercial Norte 406, a parte administrativa.
Anderson Marcos de Souza, Diretor do CPAB
Jaime Gonçalves de Almeida (Pesquisador Colaborador CPAB/UnB)
Adriana Martins Onghero (Assistente Administrativa)
Ana Carolina F. Xavier Gauche (Secretária executiva)
Edeijavá Rodrigues Lira (Produtor Cultural)
Wilma Pedroza de Rezende (Economista)
Contato |
|||
CPAB/UnB - Sede Administrativa Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Ala Sul - Asa Norte Sala Administrativa do Edifício do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas CEP: 70.910-900 Brasília, DF, Brasil |
CPAB/UnB - Oficina de Bambu e Madeira -Laboratório de Protótipos Gleba Universidade de Brasília Granja do Torto Região Administrativa RAI Brasília - DF CEP: 70.636-000 Telefones:(61)3468-7428 |
||
Copyright 2014 - 2017 © CPAB - Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais